Brasil & Mundo

Dia D de vacinação neste sábado

A Secretaria de Saúde do Rio realiza mais um Dia D de vacinação contra a febre amarela neste sábado (3). Postos, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais estaduais estarão imunizando a população contra a doença, das 8h às 17h. Este ano, foram registrados 108 casos de febre amarela no estado, com 48 mortes.

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A VACINA:

Há dois tipos de febre amarela, a silvestre e a urbana. Qual é a diferença entre elas?

Na Silvestre, os principais vetores transmissores são mosquitos haemagogus e sabethes. O ser humano é contaminado acidentalmente, quando vai para áreas que têm a circulação da doença. Já a Urbana é transmitida principalmente pelo Aedes aegypti.

Qual é a forma de prevenção mais eficaz contra a febre amarela?

A vacina. Ela é altamente eficaz e segura.

Qualquer pessoa pode tomar a vacina contra a febre amarela?

A Secretaria de Saúde recomenda a vacinação de pessoas a partir dos 9 meses de idade que ainda não tenham recebido nenhuma dose da vacina. Existem algumas contraindicações específicas, mas, na dúvida, é importante procurar um posto e se informar. Por exemplo, a imunização de crianças menores de 9 meses de idade é contraindicada.

Como é o esquema de vacinação para idosos e crianças?

Crianças a partir de nove meses de idade devem ser vacinadas, assim como idosos que estejam em bom estado de saúde e morem nos 77 municípios que não fazem parte da Região Metropolitana ou que visitem áreas onde há confirmação de circulação do vírus.

O efeito da dose fracionada é mais fraco do que o da dose padrão?

É o mesmo efeito: a pessoa fica completamente imunizada contra a febre amarela. Estudos da Fundação Oswaldo Cruz comprovaram que pessoas que tomam a dose fracionada permanecem imunizadas por pelo menos oito anos. A dose padrão é única, protegendo permanentemente contra o vírus. A dose fracionada é tão segura quanto a dose padrão.

Quem recebe a dose fracionada terá que fazer um reforço depois?

Quem tomar a dose fracionada fica imunizado por pelo menos oito anos.

A vacina vai ser fracionada em todo o estado?

Não. Apenas em 15 municípios da Região Metropolitana: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica.

Quem não deve tomar a dose fracionada?

Crianças entre 9 meses e 2 anos de idade tomam a dose padrão; Gestantes e pessoas em condições clínicas especiais tomam a dose padrão; Pessoas com comprovante de viagem internacional cuja data seja 10 ou mais dias depois da data da vacinação e que precisem da emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) tomam a dose padrão, por determinação da Organização Mundial de Saúde.

Com a campanha da dose fracionada da vacina, o que muda para os viajantes??

A Organização Mundial de Saúde exige que o viajante tenha tomado uma única dose integral para obter o certificado. Com a nova campanha de vacinação fracionada, será necessário que o viajante que ainda não está imunizado vá aos postos de saúde munido, além de caderneta de vacinação, do comprovante da viagem para poder se imunizar com a dose integral.

< Valorização do ator e Shakespeare Polícia encontra 1,5 toneladas de cocaína no porto do Rio <